Normas de Submissão


A submissão de trabalhos ao 9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo deve ser feita entre 1º de junho e 31 de julho deste ano, através da página da SBPJor.  Cada modalidade de apresentação possui especificidades para a submissão de seus trabalhos. Abaixo as normas.

 

1. Modalidades de apresentação:

Os trabalhos poderão ser encaminhados na forma de Comunicações Livres, Comunicações Coordenadas ou no 1º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo.

 

2. Comunicações Livres:
O autor deve encaminhar o texto completo, que deve conter de 20 mil a 35 mil caracteres (com espaço), já inclusas as referências bibliográficas e notas de rodapé. São obrigatórios os seguintes itens: título, resumo de até 10 linhas, 5 palavras-chave, resumo do currículo do autor em até 3 linhas (incluindo sua vinculação institucional). O texto deve ser redigido em fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhamento 1,5. Citações recuadas devem ser redigidas em corpo 10, espaço simples.

O autor deve redigir seu texto utilizando o modelo elaborado para o encontro. O modelo está disponível para download na página da SBPJor.

O tamanho total do arquivo não deve exceder 2 Mb (dois megabytes).

 

3. Comunicações Coordenadas:

As Comunicações Coordenadas poderão ser propostas por associados plenos (doutores) da SBPJor. Cada Coordenada deve ter de quatro a seis trabalhos, com pelo menos três autores doutores de diferentes instituições. O proponente deverá ser um dos autores. São obrigatórios os seguintes itens: título da Comunicação Coordenada, ementa que sintetize e justifique a proposta da Comunicação Coordenada (10 a 15 linhas), 5 palavras-chave. Todos os textos que compõem a Comunicação Coordenada deverão ser encaminhados completos, seguindo as mesmas regras estabelecidas para as Comunicações Livres no item 2 (incluindo resumo, palavras-chave e currículo resumido do autor).

 

4. 1º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo:
Os trabalhos para o 1º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo deverão ser apresentados de acordo com o mesmo formato das Comunicações Livres. Os trabalhos poderão ser baseados em pesquisas realizadas em 2010 ou 2011. Podem concorrer estudantes de graduação de cursos diversos que tenham desenvolvido pesquisa sobre o jornalismo no ano de 2010 e 2011 e jovens graduados formados em 2010 e 2011 que pretendam apresentar suas monografias. O jovem pesquisador deve encaminhar o texto completo, que deve conter de 20 mil a 35 mil caracteres (com espaço), já inclusas as referências bibliográficas e notas de rodapé. São obrigatórios os seguintes itens: título, resumo de até 10 linhas, 5 palavras-chave, o nome do autor, com o nome do orientador obrigatoriamente na linha inferior (incluindo a vinculação institucional de ambos). O texto deve ser redigido em fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhamento 1,5. Citações recuadas devem ser redigidas em corpo 10, espaço simples. O nome do professor orientador deve estar, obrigatoriamente, abaixo do nome do autor.

 

5. Prazo e forma de encaminhamento:
Os trabalhos serão recebidos de 01 de junho a 22 de julho de 2011, através da página da SBPJor. Não é necessário pagar inscrição para submeter trabalhos, apenas para apresentá-los, se aprovados, no encontro.

 

6. Seleção:
As Comunicações Livres que estiverem adequadas às regras estabelecidas no item 2 serão avaliadas em seu mérito científico por pelo menos dois pareceristas indicados pela Diretoria Científica entre os associados plenos (doutores) da SBPJor. Serão consideradas aprovadas as comunicações que receberem dois pareceres favoráveis. Casos de empate serão decididos por um terceiro parecerista ou, na falta de tempo hábil, pela diretora científica. Trabalhos que estiverem fora do tamanho e/ou não cumprirem os itens obrigatórios não serão submetidos à avaliação.

As Comunicações Coordenadas que estiverem adequadas às regras estabelecidas nos itens 2 e 3 serão avaliadas em seu mérito científico por pelo menos dois membros do Conselho Científico da SBPJor ou da Diretoria Executiva da entidade. Serão aprovadas as comunicações que receberem dois pareceres favoráveis. Casos de empate serão decididos por um terceiro membro do Conselho Científico ou, na falta de tempo hábil, pela diretora científica. A proposta de Coordenada poderá ser aprovada no todo ou em parte, havendo possibilidade de recusa individual. Se os trabalhos não forem aprovados como Coordenada, mas o forem individualmente, serão automaticamente distribuídos entre as Comunicações Livres.

Os trabalhos destinados à seleção do 1º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo serão avaliados serão avaliados por pelo menos dois pareceristas indicados pela Diretora Científica entre os associados plenos (doutores) da SBPJor. Serão considerados aprovados os trabalhos que receberem dois pareceres favoráveis. Casos de empate serão decididos por um terceiro parecerista ou, na falta de tempo hábil, pelo coordenador do 1º Encontro. Trabalhos que estiverem fora de tamanho e/ou não cumprirem os itens obrigatórios não serão submetidos à avaliação.

Todos os trabalhos serão enviados aos avaliadores sem identificação de autoria, gerando “pareceres cegos”.

 

7. Critérios de avaliação:
O trabalho será avaliado sob os seguintes critérios gerais: pertinência ao campo da pesquisa em jornalismo, relevância científica, explicitação do problema ou objetivo, adequação e atualização da bibliografia, qualidade da reflexão teórica, explicitação e consistência da metodologia (quando pertinente), domínio da linguagem científica, adequação do título e das palavras-chave ao objeto de estudo.

 

8. Observações:

8.1. Os trabalhos necessariamente devem ser inéditos. Por inéditos, compreendem-se textos que não foram publicados ou divulgados em qualquer tipo de suporte, nem apresentados em outros congressos científicos. O autor que descumprir esta regra, e por ventura tiver seu trabalho selecionado e incluído nos anais do 9º. Encontro, ficará automaticamente impedido de apresentar trabalho no 10º.Encontro da SBPJor.

8.2  No que se refere aos trabalhos submetidos ao 1º Encontro de Jovens Pesquisadores eles igualmente devem ser inéditos, preparados especialmente para o evento. No entanto, como já explicitado, eles serão decorrentes de pesquisas já realizadas ou de monografias já defendidas. O ineditismo, neste caso, se refere exclusivamente à forma de apresentação.

8.3. Cada autor só pode submeter um trabalho, em autoria única ou co-autoria. Não é permitido ao mesmo autor participar simultaneamente de uma Comunicação Coordenada e de uma Comunicação Livre, mesmo em co-autoria. A regra vale também para o 1º Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo.

8.4. Trabalhos de graduandos serão aceitos em regime de co-autoria com pesquisadores que tenham, no mínimo, título de mestre.  No caso do Encontro de Jovens Pesquisadores, o nome do orientador não é considerado co-autoria, mas como já observado, deverá constar no trabalho abaixo do nome do autor.

 

9. Resultados:
Os resultados da seleção serão comunicados aos autores das Comunicações Livres e aos proponentes das Comunicações Coordenadas até 5 de setembro de 2011. Os trabalhos serão aprovados ou recusados, não havendo aceite condicionado a reformulações.

 

10. Inclusão nos anais:
Só será incluído nos anais o trabalho do autor que efetivar sua inscrição no congresso até o dia 10 de outubro de 2011.