Histórico


A cidade do Rio de Janeiro foi fundada no dia 1º de março de 1565 e, no ano de 1763, tornou-se capital do Brasil Colônia. Em 1808, com a vinda da família real para o país, a cidade passou a ser capital do Império Português. Em seguida, foi elevada à condição de capital do Império do Brasil e, por fim, tornou-se capital da República até a década de 1960, quando o então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, funda Brasília.

A Cidade Maravilhosa, denominação conferida pelo maranhense Coelho Neto em 1908 nas páginas do jornal “A Notícia”, é hoje a segunda maior metrópole brasileira, principal rota do turismo internacional e um dos grandes pólos culturais e econômicos do país. Quem nunca ouviu falar do Pão de Açúcar ou do Cristo Redentor? Ou ainda: do agora estádio-sede da Copa de 2014, o Maracanã?

As festividades do Carnaval e do Réveillon na Praia de Copacabana, também são amplamente conhecidas e atraem em média um milhão de turistas, movimentando o equivalente a um bilhão de reais a cada ano, de acordo com dados da Secretaria de Turismo.

Além disso, o Rio de Janeiro é, atualmente, segundo o site Wikipedia, o segundo maior centro de pesquisa do Brasil, respondendo por 17% da produção científica nacional.

Uma cidade maravilhosa como essa tinha que ser a sede de um evento como este!