Realização e Promoção


Apoio

apoio.jpg

Tema do Encontro

Confira "A construção do campo do Jornalismo no Brasil", tema do 6º SBPJor

Faça sua inscrição

Inscreva-se agora na sexta edição do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Clique aqui!

Pacotes de Viagem

A agência LCA possui pacotes de viagem para os interessados em participar do 6º SBPJor. Confira o site ou envie um e-mail!

A SBPJor

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) busca agregar pesquisadores que têm o jornalismo como objeto de pesquisa e desenvolvem, a partir de seu estudo, a consolidação da área de conhecimento do jornalismo, atuando em conjunto com as demais associações científicas ou profissionais já existentes no campo da comunicação.

O campo científico do jornalismo reúne pesquisadores com diversificados olhares sobre este objeto, o que gera uma variedade de interesses internos ao campo. A SBPJor expressa essa diversidade em seu quadro associado e necessita partir desta realidade para buscar o contínuo incremento da pesquisa e do conhecimento sobre o Jornalismo. A SBPJor atua como indutora de procedimentos de construção do campo científico do jornalismo, estimulando a discussão sobre os seus pressupostos teóricos e metodológicos e a formação de uma cultura de identidade epistemológica mais densa. Além dessa ação indutora, a entidade deve ter uma postura reflexiva sobre as demandas oriundas de sua comunidade científica.

A SBPJor conta hoje com 340 associados, sendo 151 doutores de 23 estados brasileiros, Estados Unidos, França e Portugal. Em seus quatro anos de funcionamento, vem executando um conjunto de atividades para institucionalizar a pesquisa no campo do jornalismo: realização de congressos anuais, lançamento da Brazilian Journalism Research - revista científica em inglês para divulgação internacional de nossos pesquisadores –, a criação da Bibliografia On-line de Jornalismo no site da entidade. Além disso, temos desenvolvido encontros internacionais de pesquisa em jornalismo, em cooperação com entidades científicas como a International Association for Mass Communication Research (IAMCR) e a International Communication Association (ICA).

Os encontros anuais da SBPJor têm sido o principal fórum nacional de articulação e discussão de temas específicos ao jornalismo.