Realização e Promoção


Apoio

apoio.jpg

Tema do Encontro

Confira "A construção do campo do Jornalismo no Brasil", tema do 6º SBPJor

Faça sua inscrição

Inscreva-se agora na sexta edição do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Clique aqui!

Pacotes de Viagem

A agência LCA possui pacotes de viagem para os interessados em participar do 6º SBPJor. Confira o site ou envie um e-mail!

O Tema

O tema A construção do campo do Jornalismo no Brasil busca trazer aos pesquisadores um momento de reflexão sobre o processo de crescimento do campo científico do jornalismo, expressando uma preocupação que os estudiosos na área vêm desenvolvendo desde o primeiro congresso da SBPJor em 2003. A consolidação deste campo científico tem se afirmado pelo volume, profundidade, qualidade e articulação entre trabalhos apresentados nos principais congressos nacionais da área de comunicação e no surgimento e estruturação de periódicos nacionais, como a Brazilian Journalism Review. Neste movimento, há tanto uma intenção de ter o jornalismo como objeto principal de pesquisa quanto o esforço de experimentação e formulação de metodologias próprias ao campo.

Desde as experiências pioneiras de pesquisa histórica em jornalismo de Alfredo de Carvalho e Carlos Rizzini até as formulações teóricas de Danton Jobim e Luiz Beltrão em meados do século passado, passando pela sedimentação acadêmica da formação universitária em jornalismo a partir da década de 1940, os estudos de jornalismo no Brasil têm alcançado um processo de crescimento científico que demonstra vigor e maturidade das pesquisas nacionais. Como objeto complexo, o jornalismo tem sido passível de tratamento por diversas áreas de conhecimento, de forma diversificada e complementar.

Um dos desafios contemporâneos das pesquisas em jornalismo é a construção disciplinar do campo, que passa, além da especificidade do objeto, pela solidez e clareza de categorias fundamentais para tratá-lo, por um conjunto teórico harmônico que gere conhecimento articulado e coerente e pela própria definição de eixos metodológicos específicos em relação a outras áreas do conhecimento. O amadurecimento do campo do jornalismo enfrenta, então, o desafio de avançar encontrando um ponto de equilíbrio entre, por um lado, os diálogos teórico-metodológicos entre disciplinas que chegam ao objeto por meio de um tratamento multidisciplinar e, por outro, o esforço de uma construção disciplinar específica, que lhe dê identidade metodológica para desencadear um diálogo com disciplinas de outros campos científicos.

O campo científico do jornalismo tanto no Brasil quanto em nível internacional reúne pesquisadores com diversificados olhares sobre este objeto, o que gera uma variedade de interesses internos à área. A SBPJor, como associação científica dedicada ao estudo do jornalismo, expressa essa diversidade e parte desta realidade para buscar o contínuo incremento da pesquisa e do conhecimento sobre o jornalismo.

Consolidar o campo do jornalismo como espaço plural de trabalho de pesquisadores de vertentes diversas implica um esforço em construir os estudos de jornalismo como disciplina científica. A SBPJor tem atuado para o fortalecimento do estatuto disciplinar da área de jornalismo, base para a sua legitimidade e reconhecimento científicos e, por isto, propõe em seu encontro anual de 2008 a temática central da consolidação do campo do jornalismo no Brasil.

Desafio este que a Associação tem procurado conduzir não somente no trabalho de seus pesquisadores para desenvolvimento interno do campo científico do jornalismo em relação a outras áreas do conhecimento, mas em diálogo com outras entidades e organizações que compõem uma esfera ampliada de produção de conhecimento sobre o jornalismo. O crescimento do campo científico do jornalismo no Brasil está vinculado também à própria atividade jornalística, ao conhecimento prático produzido pela comunidade profissional e pelas organizações sociais envolvidas em sua produção. Seus atores individuais e coletivos, os setores produtivos, bem como os processos de produção e os produtos resultantes geram um saber, uma compreensão sobre o jornalismo. O que coloca também uma necessidade de estímulo à produção de influências recíprocas entre o campo científico do jornalismo e o ambiente da atividade jornalística.